Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de julho de 2011

PRETAÇÃO DE CONTAS

APRESENTAÇÃO
O projeto viver, brincar e aprender é uma ação realizada pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI que tem como objetivo oferecer uma colônia de férias as crianças e adolescentes, pois estando elas de férias das escolas, terão oportunidades de desfrutar de passeios e recreação, como forma de retirá-las da rua e do trabalho infantil, oferecendo alternativas de lazer onde elas possam ter seu direito assegurado de brincar, praticar esporte como também adquirir conhecimentos.
A colônia de férias foi realizada no mês de Janeiro; três dias por semana: as segundas, quartas e sexta-feira.
No mês de julho realizamos nossa colônia de férias em apenas duas semanas de acordo com o recesso das escolas, através de atividades pedagógicas, lúdicas e culturais, os monitores trabalharam temas como: O lúdico, como alicerce para a vida futura, resgate da nossa cultura e incentivo ao esporte.
Os dias de atividades as crianças ao chegarem ao PETI recebiam a primeira merenda e saiam para o passeio,  a equipe levavam frutas,  lanche e almoço, pois só retornavam a tarde,  cada dia era um lugar diferente como por exemplo:
Praia de soledade
Barreiras, Diogo Lopes e Macau
Piscina da Alcanorte
Durante a colônia de férias eram realizadas várias brincadeiras: Rodas de capoeira, queimada, vôlei e campeonato de futebol.

JUSITIFICATIVA
A proposta pedagógica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI é de retirar crianças e adolescentes do trabalho infantil, lugar de criança é na escola desenvolvendo seu potencial e habilidades intelectuais e um bom desempenho nas atividades. Cultura, esporte e lazer, estimular a participação, interesse para descobrir seus próprios direitos. De cidadãos.
O referido projeto visa proporcionar um trabalho direcionado as atividades lúdicas, como esporte e lazer visando o apoio sócio-educativo numa tentativa de evitar que essas crianças e adolescentes retornem ao trabalho infantil, sendo impossibilitadas de ter um desenvolvimento saudável e desfrutar de vivências cotidianas inerentes ao seu crescimento. A criança e o adolescente devem ter o direito garantido de brincar, praticar esporte e diverti-se.












OBJETIVO GERAL
·       Proporcionar ações lúdicas, educativa, esporte e lazer numa tentativa de prevenir e erradicar o trabalho infantil.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·       Divulgar as ações realizadas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Macau e distritos do nosso município.
·       Proporcionar o Reforço escolar;
·       Analisar valores e comportamentos para viver em sociedade;
·       Sensibilizar as crianças a resgatar a nossa cultura através de visitas a pontos turísticos e culturais.
·       Estimular a valorização do programa por parte das crianças e adolescentes.
·       Retirar crianças de ruas e do trabalho infantil.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Pedagógicas: Leituras prazerosas, jogos educativos, cruzadinhas caça-palavras e outras atividades divertidas.
 Capoeira: Organizou-se um cronograma de apresentações em escolas municipais, estaduais e outras instituições convidam como SESI, APAE e CIRANDINHA.
 
Artes: Atividades de desenhos, pintura, dobradura e maquetes como também musicas e vídeos educativos confecção de cartazes e cartões relacionados os temas trabalhados.
 
Esporte: Jogos, brincadeiras, futebol.


METODOLOGIA
·       Realização de aulas de dança e capoeira, o grupo de dança expressão da arte realizou varias apresentações em escolas municipais, estaduais e eventos de ruas, para reconhecer a dança como produto cultura.
 
·       Realização de visitas aos pontos turísticos, como: museu, centro cultural porto de ama, as praias e moinhos visando resgatar a cultura do nosso município.
 
·       Dinâmica de grupo para trabalhar o coletivo e o respeito mútuo.
CONCLUSÃO
As atividades programadas foram realizadas alcançando o objetivo proposto pelo programa, onde sentimos o envolvimento e a interação por parte da grande maioria dos usuários (alunos) e equipe forma o PETI.

EQUIPE TÉCNICA

Ø EDNA MARIA COSTA
Ø MARIA SOLANDIA L. DE ALBUQUERQUE
Ø SÔNIA OTAVIANO DA SILVA
Ø LAYZE ROSE DE MELO FONSECA
Ø MÁRCIA PAULA DE OLIVEIRA
Ø VERÔNICA CRISTINA RODRIGUES
Ø FÁBIO CRISTIANO DE LIMA
Ø RITA CRISTINA DE SOUZA
Ø CARLOS ANTONIO S. DE SOUZA
Ø ANDERSON W. FERNANDES LOURENÇO
Ø ANTONIO ADÉRCIO
Ø MARIA IONE DE SOUZA LIMA
Ø MIRILEIDE LOPES DE MELO
Ø FRANCISCA EMILIA SILVA